segunda-feira, 12 de março de 2012

Quem é Robert Parker?

Quem gosta de vinhos já ouviu falar da escala Robert Parker. Ok, mas quem é este sujeito?

Robert Parker é um ex advogado americano que se aposentou nos anos 80 e desde então se dedica a avaliar os vinhos por aí. Na verdade, Parker foi o principal fundador da The Wine Advocate, publicação que influencia o mercado dos vinhos há mais de 25 anos. Depois que ele ficou famoso só escreve sobre vinhos de regiões que mais gosta: Bordeaux, o Vale du Rhone, Provence e California. Para as outras ele elege diferentes especialistas para fazer as avaliações. Ou seja, é um vinhossemfrescuras.blogspot.com marrento. Mesmo porque, aqui não tem esta de neguinho provar vinho por nós... Aqui tomamos tudo e mais um pouco!

A escala Parker classifica os vinhos de 50 a 100 pontos. Nada tão elaborado como a nossa escala (Lixo, Ruinzinho, Dá pra tomar, É bom e Du Caralho). Mas uma coisa é verdade: vinhos mal cotados na escala criada por ele e com reviews negativos na The Wine Advocate tendem a virar vinagre no mercado.

Brincadeiras à parte, Parker não é um cara metido que só gosta de vinhos caros. Ao contrário, ele afirma que existem muitos vinhos bons e baratos. Suas análises estão focadas no público americano, que não quer pagar fortunas para tomar um bom vinho.

Ele degusta mais de 10.000 vinhos por ano. Isto dá quase 30 vinhos/dia. Poxa, quando começamos o terceiro não reconhecemos mais nada. Como ele consegue? Bom, ele não é bebum, logo cospe os vinhos que prova. Mas se ele perder a capacidade de degustação ganha 1 milhão de dólares (ele não é bobo - fez um seguro).

Como usar esta escalinha meia-boca (que não chega aos pés da nossa) em seu favor? É fácil: faça uma média entre a nota que o Mr. Parker dá para o vinho e o preço que ele custa. Se você achar que valeu a pena, este vinho deve ser de “É bom” pra “Du Caralho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário